SEU NOME EM RĂNICO
- Joalheria Alternativa
- 8 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de ago. de 2022

Pingente RĂșnico Cura
A origem do nome runas sugere que elas eram usadas como portal de um conhecimento sagrado, espiritual e ancestral, como uma fonte secreta para tais caminhos.
Desde os tempos mais remotos, o ser humano parece querer se conectar com algo maior do que ele. No norte da Europa, uma dessas formas de conexĂŁo era o orĂĄculo de runas, que nĂŁo era apenas um sistema de linguagem, esse povo acreditava que cada letra possuĂa uma energia.
No entanto, nĂŁo se sabe ao certo qual foi o momento ou o local em que as runas surgiram, o mais antigo dos alfabetos rĂșnicos dizem que foram utilizados entre 250 A.C. e 500 D.C.
Cada runa corresponde a uma letra dos antigos alfabetos rĂșnicos e foram os primeiros sistemas de escrita desenvolvidos e utilizados pelos povos germĂąnicos. AlĂ©m dessa teoria, hĂĄ tambĂ©m outras que contam a possĂvel histĂłria das runas; dentre elas, a que tem mais respaldo histĂłrico Ă© a de que elas surgiram na Europa durante a Idade do Bronze e do Ferro (1300-800 a.C.), jĂĄ que os sĂmbolos gravados nas runas eram tambĂ©m muito utilizados naquela Ă©poca, como triĂąngulos, ĂĄrvores, espirais, dentre outros.
Cada pedra de runa tinha um nome relacionado com um som e cada poder ou princĂpio cĂłsmico possuĂa uma representação ideogrĂĄfica e pictogrĂĄfica, assim, quando se escrevia uma runa, invocava-se esse poder. Mas apesar dos significados, nĂŁo chegou a ser uma lĂngua falada.
Esse alfabeto foi evoluindo com o tempo e a versĂŁo atual possui 24 caracteres feitos com traços rĂșsticos, semelhantes a desenhos rupestres.
Na atualidade, estudiosos relacionam o alfabeto rĂșnico com o alfabeto romano, encontrando a equivalĂȘncia das letras. A partir disso, Ă© possĂvel escrever o seu nome em rĂșnico e, estudando o significado das runas, encontrar tambĂ©m o significado do seu nome e o que ele diz sobre quem vocĂȘ Ă©.
Veja na imagem abaixo a equivalĂȘncia de cada letra de nosso alfabeto em relação ao alfabeto rĂșnico (Leia na Ăntegra aqui):

Veja abaixo os significados das letras de acordo com a simbologia do alfabeto rĂșnico:
A â O poder da comunicação. No mundo fĂsico e tambĂ©m no espiritual.
B â Prosperidade e nutrição de tudo o que se planta e cresce na Terra.
C-Q-K â Energia vital que dĂĄ o poder da ação.
D â Descoberta da espiritualidade.
E â Amizade e companheirismo.
F â Fortuna vinda do sucesso profissional.
G-X â OfĂcio sagrado. Se doar no que faz.
H â Conflito interno que vem antes de momentos de mudança.
I â Congelamento das emoçÔes.
J-Y â Nutrição do que se planta.
L â Energia feminina ligada a intuição e a imaginação.
M â Intelecto e mente voltada para o progresso da comunidade.
N â Perseverança que aparece nos momentos de desafios.
O â Hereditariedade que gera a ordem dentro de grupos.
P â Contato com o mundo da magia.
R â Evolução que vem das infinitas experiĂȘncias vividas.
S â Honra e nobreza que vem da exposição pessoal.
T â Disciplina que leva a vitĂłria.
U â Maturidade que leva a vida adulta.
V-W â Felicidade encontrada na esperança da vida.
Z â Proteção do mundo espiritual.
Ei â Energia para superar obstĂĄculos.
Th â A força do impulso.
Ing â O poder da criação.
Para interpretar o significado do seu nome, pegue a primeira letra dele e veja o significado dela. Depois faça isso com todas as outras letras, mas levando em conta que todas as letras seguintes sĂŁo letras que dĂŁo suporte para a primeira do seu nome. Ou seja, somando os significados, vocĂȘ pode refletir sobre quais energias estĂŁo trabalhando em conjunto para que a energia da primeira letra do seu nome seja uma energia presente na sua vida e na sua personalidade. Quanto aos sobrenomes, eles tambĂ©m podem ser interpretados dessa forma, mas os significados dizem mais respeito sobre a energia da famĂlia do que a energia de apenas uma pessoa (Leia na Ăntegra aqui).
Ficou claro que na lĂngua germĂąnica (dos povos germĂąnicos e vikings), runa significa mistĂ©rio ou segredo.
Um viking Ă© um indivĂduo escandinavo, habitante da Dinamarca, SuĂ©cia, Noruega, FinlĂąndia e IslĂąndia, que viajaram pela costa da Europa atĂ© chegarem Ă GroenlĂąndia (norte do CanadĂĄ). Eles tinham esse alfabeto com 24 runas esculpidas em pedras, metais ou madeiras e as utilizavam em jogos e como amuletos. TambĂ©m eram utilizadas no lugar dos nĂșmeros nos antigos calendĂĄrios escandinavos.
Antigamente, as runas eram restritas aos mestres e aos sacerdotes Vikings. Hoje, as pessoas consultam os orĂĄculos das runas, buscando o autoconhecimento, a ampliação da consciĂȘncia e a evolução pessoal. Procure na histĂłria da cultura nĂłrdica, se desejar saber mais sobre as runas que Ă© um assunto muito extenso.